Robótica

Robótica

Avanços em Humanoides: O Futuro da Interação Homem-Robô

Explore como os mais recentes desenvolvimentos em robôs humanoides estão moldando o futuro da interação entre humanos e máquinas, trazendo novas possibilidades para diversos campos.

Redação E.N

10 de mai. de 2024

10 min

Change in Society
Change in Society
Change in Society

Avanços em Humanoides: O Futuro da Interação Homem-Robô Photo by:

A robótica humanóide, uma vez confinada às páginas de ficção científica, está agora avançando a passos largos no mundo real. Estes robôs, projetados para imitar a forma e as funções humanas, estão sendo desenvolvidos para realizar tarefas que vão desde o atendimento ao cliente até operações de resgate em desastres.

A Evolução dos Humanoides

Os robôs humanoides têm recebido melhorias significativas em suas capacidades de processamento, sensores, e motores, permitindo-lhes executar movimentos mais complexos e interagir de maneira mais eficaz com as pessoas e seu ambiente. A integração de inteligência artificial avançada permite que esses robôs aprendam com experiências passadas e tomem decisões autônomas.

Tecnologias 1X: Eva

Eva, o robô humanóide da 1X Technologies. Parece que anda sobre duas rodas e tem uma carinha simpática.

Tecnologias 1X

Características

  • Altura : 6'1”

  • Peso: 189 libras

  • Velocidade de caminhada: Nenhuma (mas chega a 14,9 km/h)

  • Capacidade de carga: 33 libras

  • Duração: 6 horas

A startup norueguesa 1X Technologies (anteriormente “Halodi Robotics”) revelou Eve em 2019. O humanóide rola sobre rodas e pode ser controlado remotamente ou operar de forma autônoma.

Reivindicação à fama: já disponível para compra.

Em maio de 2023, o CEO da 1X, Bernt Bornich, disse ao Daily Mail que Eve já havia sido destacada como guarda de segurança em duas instalações industriais. A empresa também prevê que o robô seja utilizado no varejo e na logística.

Olhando para o futuro: 1X arrecadou mais de US$ 125 milhões desde março de 2023, com a OpenAI entre seus investidores, e está atualmente desenvolvendo seu humanóide de próxima geração, Neo, que deverá ser bípede.

O que eles estão dizendo: “Muitas qualidades humanas são quase impossíveis de replicar, portanto, embora o trabalho como o imaginamos hoje possa mudar, a 1X acredita que os andróides criarão novas oportunidades para o benefício de todos”. – Tecnologias 1X 

Agilidade Robótica: Dígito

Dígito, robô humanóide da Agility Robotics. É principalmente de equipe e preto, e tem uma cabeça retangular branca com grandes luzes no lugar dos olhos.

Agilidade Robótica

Características

  • Altura: 5' 9”

  • Peso: 140 libras

  • Velocidade de caminhada: 3,3 mph

  • Capacidade de carga: 35 libras

  • Tempo de execução: desconhecido

A Agility Robotics, com sede em Oregon, revelou sua primeira versão do Digit em 2019, que era essencialmente um torso e braços em cima de Cassie , as pernas robóticas da empresa. Em 2023, revelou a quarta versão do Digit , que trazia cabeça e ponteiros atualizados.

Reivindicação à fama: o principal cavalo da Amazon na raça humanóide.

Casos de uso: o primeiro trabalho de Digit foi para a Ford, que testou o robô para entregas de última milha em 2019. Em 2023, a Amazon começou a testar os robôs em seus armazéns, onde eles movimentam principalmente caixas vazias, e a GXO Logistics começou a usá-los para atender pedidos para Spanx em uma instalação de Atlanta.

Olhando para o futuro: Em setembro de 2023, a Agility anunciou que já havia começado a construir uma fábrica capaz de fabricar mais de 10.000 robôs Digit todos os anos. A expectativa é abrir essa instalação em 2024.

O que eles estão dizendo: “Esperamos que a Digit aumente a força de trabalho, assumindo tarefas 'chatas, sujas e perigosas' e permitindo que as pessoas se concentrem em trabalhos mais criativos e complexos. Gostamos de pensar no Digit como algo que permite aos humanos serem mais humanos.” –CEO Damion Shelton

Apptrônico: Apolo

O robô humanóide Apollo da Apptronik. É principalmente branco e cinza claro com um rosto amigável

Apptronik

Características

  • Altura: 5'8”

  • Peso: 160 libras

  • Velocidade de caminhada: Desconhecida

  • Capacidade de carga : 55 libras

  • Duração: 4 horas 

Desde que saiu da Universidade do Texas em Austin em 2016, a Apptronik desenvolveu uma variedade de robôs, incluindo exoesqueletos e braços robóticos. Seu humanoide de uso geral, Apollo , foi revelado em agosto de 2023. 

Reivindicação à fama: o robô que a NASA poderia (talvez) um dia colocar em Marte.

Casos de uso: Em março de 2024, a Mercedes-Benz anunciou planos para implantar robôs Apollo em uma fábrica, e a Apptronik diz que prevê o bot sendo usado em “construção, petróleo e gás, produção de eletrônicos, varejo, entrega em domicílio, atendimento a idosos e inúmeras outras áreas.”

Olhando para o futuro : a Mercedes e a Apptronik estão atualmente explorando aplicações para o Apollo em uma fábrica na Hungria. A Apptronik também está trabalhando com a NASA, patrocinadora de longa data, na adaptação da Apollo e de outros humanóides para missões espaciais, onde poderiam ajudar os astronautas. 

O que dizem: “As pessoas não querem realizar trabalhos robóticos e fisicamente exigentes em condições difíceis e não deveriam ser obrigados a fazê-lo. Os robôs humanóides não são apenas uma resposta a este desafio, são uma necessidade.” – CEO Jeff Cárdenas

Boston Dynamics: Atlas Elétrico

O robô humanóide Atlas da Boston Dynamics parado em uma sala. Tem um círculo azul brilhante como cabeça

Dinâmica de Boston

Características

  • Altura: Desconhecida

  • Peso: Desconhecido

  • Velocidade de caminhada: Desconhecida

  • Capacidade de carga: Desconhecida

  • Tempo de execução: desconhecido

Boston Dynamics, spinout do MIT, é um dos maiores nomes da robótica, em grande parte graças aos vídeos populares apresentando seu cão-robô Spot e o robô humanóide Atlas, amante do parkour. Em abril de 2024, retirou o sofrido Atlas, com motor hidráulico , e estreou uma versão totalmente elétrica, pronta para uso comercial.

Reivindique a fama: movimentos de dança matadores (e estabelecendo o padrão na robótica).

Casos de uso: Os detalhes sobre o Atlas elétrico são escassos, mas o que sabemos é que ele foi construído para “aplicações do mundo real” – ao contrário do Atlas hidráulico, que era estritamente uma plataforma de P&D – e que a Boston Dynamics planeja começar a explorar esses aplicações em uma fábrica da Hyundai (a Hyundai é proprietária da Boston Dynamics).

Olhando para o futuro: Boston Dynamics disse ao IEEE Spectrum que tem como meta 2025 para “testes de prova de tecnologia” na fábrica da Hyundai. A empresa também planeja fazer parceria com alguns clientes para testar outros aplicativos do Atlas nos próximos anos.

O que dizem: “Nos próximos meses e anos, estamos entusiasmados em mostrar o que o robô humanóide mais dinâmico do mundo pode realmente fazer – no laboratório, na fábrica e nas nossas vidas.” –Boston Dynamics

Figura AI: Figura 01

Figura robô humanóide da AI Figura 01. É feito principalmente de cromo brilhante

Figura IA

Características

  • Altura: 5'6”

  • Peso: 132 libras

  • Velocidade de caminhada: 2,6 mph

  • Capacidade de carga: 44 libras

  • Duração: 5 horas

Em março de 2023, a empresa de robótica de IA Figure AI emergiu do sigilo com a Figura 01, que chama de “o primeiro robô humanóide de uso geral comercialmente viável do mundo”. Em março de 2024, a empresa demonstrou a capacidade do bot não apenas de realizar tarefas úteis, mas também de falar com humanos – e explicar por que está fazendo o que está fazendo.

Reivindicação à fama: o principal cavalo da OpenAI na raça humanóide.

Casos de uso: a Figura 01 foi projetada para funcionar em diversos setores, começando com manufatura, armazenamento, logística e varejo. Em janeiro de 2024, a Figure anunciou a primeira implantação dos bots em uma fábrica da BMW .

Olhando para o futuro: Em fevereiro de 2024, a Figure anunciou que havia levantado US$ 675 milhões de investidores, incluindo OpenAI , Microsoft e o fundador da Amazon, Jeff Bezos — espera-se que esse dinheiro acelere a implantação comercial da Figura 01.

O que dizem: “A robótica de uso único satura o mercado comercial há décadas, mas o potencial da robótica de uso geral está completamente inexplorado. Os robôs da Figure permitirão que as empresas aumentem a produtividade, reduzam custos e criem um ambiente mais seguro e consistente.” – CEO Brett Adcock

IA do Santuário: Fênix

O robô humanóide Phoenix do Sanctuary AI. É principalmente preto e cinza escuro e sobre um fundo preto

IA do Santuário

Características

  • Altura: 5'7”

  • Peso : 155 libras

  • Velocidade de caminhada: 3 mph

  • Capacidade de carga: 55 libras

  • Tempo de execução: desconhecido

A Sanctuary AI, com sede no Canadá, tem a missão de criar “a primeira inteligência semelhante à humana do mundo em robôs de uso geral”. Para isso, está desenvolvendo o Carbon, um sistema de controle de IA para robôs, e em maio de 2023, revelou o Phoenix , seu robô de sexta geração e primeiro humanóide equipado com Carbon.

Reivindicação à fama: mãos robóticas líderes do setor, com 20 graus de liberdade.

Casos de uso: O objetivo do Sanctuary é que o Phoenix seja capaz de realizar praticamente qualquer tarefa que um ser humano possa realizar, no ambiente em que normalmente o faria. Em abril de 2024, anunciou que faria um teste piloto em Phoenix com a fabricante de peças automotivas Magna, um de seus investidores.

Olhando para o futuro: Sanctuary e Magna não disseram quantos robôs planejam incluir no teste piloto ou quanto tempo esperam que dure, mas se tudo correr bem, Magna provavelmente será um dos primeiros clientes da empresa.

O que eles estão dizendo: “Projetamos o Phoenix para ser o humanóide mais rico em sensores e fisicamente capaz já construído… Vemos um futuro onde os robôs de uso geral serão tão onipresentes quanto os carros, ajudando as pessoas a fazer o trabalho que precisa ser feito, em casos onde simplesmente não há pessoas suficientes para fazer esse trabalho.” – CEO Geordie Rose

Tesla: Optimus geração 2

O robô humanóide Optimus de Tesla em um fundo cinza. Está ligeiramente inclinado para a esquerda

Tesla

Características

  • Altura: 5'8”

  • Peso: 138 libras

  • Velocidade de caminhada: 1,3 mph

  • Capacidade de carga: 45 libras

  • Tempo de execução: desconhecido

Em 2021, o CEO Elon Musk aproveitou os últimos momentos do primeiro AI Day da Tesla para anunciar planos para construir um Tesla Bot humanóide, também conhecido como Optimus. Em dezembro de 2023, Tesla revelou a versão mais recente do robô, que apresenta atualizações nas mãos, velocidade de caminhada e muito mais.

Casos de uso: Musk diz que o objetivo é que o Optimus seja capaz de realizar tarefas “chatas, repetitivas e perigosas” e, dado todo o interesse em humanóides para a fabricação de automóveis, é difícil imaginar que Tesla não implantaria os robôs em suas próprias fábricas.  

Olhando para o futuro: publicações de emprego recentes sugerem que a Optimus poderá em breve estar pronta para testes de campo e, em janeiro de 2024, Musk disse aos investidores que há uma “boa chance” de que a Tesla esteja pronta para começar a enviar bots da Optimus aos clientes em 2025, mas ele é notoriamente otimista sobre cronogramas.

O que dizem: “A Tesla já é indiscutivelmente o maior fabricante de robôs do mundo. É o robô humanóide mais sofisticado já desenvolvido em qualquer lugar do mundo.” –CEO Elon Musk

Robótica Unitree: H1

Humanóide H1 da Unitree Robotics. O robô é quase todo preto e está em pé com um pé adiantado

Unitree Robótica

Características

  • Altura: 5'10”

  • Peso: 103 libras

  • Velocidade de caminhada: 7,4 mph

  • Capacidade de carga: Desconhecida

  • Tempo de execução: desconhecido

A empresa chinesa Unitree já havia trazido vários braços robóticos e quadrúpedes ao mercado quando lançou o H1 , seu primeiro humanóide de uso geral, em agosto de 2023.

Reivindicação à fama: o humanóide de tamanho real mais rápido do mundo, em março de 2024.

Casos de uso: H1 não tem mãos, então aplicações que exigem destreza dos dedos estão fora de questão, pelo menos para esta versão, e embora a Unitree não tenha especulado sobre usos futuros, sua ênfase na mobilidade do robô sugere que ela está visando aplicações onde o bot andava muito, como segurança ou inspeções.

Olhando para o futuro: No momento do lançamento do H1, a Unitree disse que estava desenvolvendo “dedos flexíveis” para o robô como uma opção complementar e que tinha como meta um preço surpreendentemente baixo de US$ 90.000. Ele também disse que não espera que o H1 esteja pronto dentro de 3 a 10 anos , mas tem compartilhado regularmente atualizações em vídeo sobre seu desenvolvimento, e o robô já está listado para venda em seu site.

O que eles estão dizendo: “[H1 é] o primeiro robô humanóide de uso geral em tamanho real que pode funcionar na China. Possuindo uma marcha estável e capacidades de movimento altamente flexíveis, é capaz de andar e correr de forma autônoma em terrenos e ambientes complexos.” –Unitree

Aplicações Práticas

No varejo, robôs humanoides estão sendo usados para interagir com clientes, guiá-los através de lojas, e responder a perguntas comuns. Na saúde, eles auxiliam em procedimentos de reabilitação e cuidados com idosos, proporcionando companhia e suporte emocional.

Desafios e Considerações Éticas

Apesar dos avanços, a adoção de humanoides enfrenta desafios técnicos, como a necessidade de melhorar a coordenação motora e a capacidade de adaptação a novos ambientes. Questões éticas, como privacidade, segurança e o impacto no emprego, também são preocupações crescentes à medida que esses robôs se tornam mais prevalentes na sociedade.

O Futuro dos Humanoides

À medida que a tecnologia continua a evoluir, os robôs humanoides estão se tornando uma presença cada vez mais comum. Com investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, o futuro dessas máquinas promete revolucionar ainda mais a interação entre humanos e robôs, com implicações profundas para a nossa forma de viver e trabalhar.

Este artigo discute as últimas tendências e desenvolvimentos em robótica humanóide, ilustrando como esses avanços estão preparando o palco para uma nova era de automação e cooperação homem-máquina.

0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.

Share this article

Related Articles

Related Articles

Related Articles