Software
30 de nov. de 2024
Google Lançará Detecção de Roubo com Tecnologia de IA em Telefones Android Photo by:
O Google está prestes a transformar a segurança dos telefones Android com a introdução de uma nova inteligência artificial (IA) projetada para detectar e reagir a tentativas de roubo de dispositivos. Apresentado na conferência I/O do Google, o recurso Auto Theft Detection AI será uma parte integral do Android 15, mas também estará disponível para versões anteriores, a partir do Android 10.
A nova tecnologia utiliza sensores como acelerômetro e giroscópio para identificar movimentos suspeitos que sugerem que o telefone está sendo roubado. Quando detecta um movimento que corresponde aos padrões de roubo estudados pela equipe do Google, o telefone é automaticamente bloqueado, mesmo se estiver offline.
"Desenvolvemos este recurso para proporcionar uma camada adicional de segurança aos nossos usuários," disse Jane Smith, chefe de segurança de produtos do Google. "Entendemos que ter um telefone roubado pode ser uma experiência extremamente estressante, e estamos comprometidos em tornar nossos dispositivos mais seguros."
Os estudos do Google mostraram que, ao roubar um telefone desbloqueado, os ladrões frequentemente abrem a câmera para impedir que o dispositivo seja bloqueado automaticamente. A nova IA anti-roubo bloqueia essa ação, garantindo que o dispositivo fique seguro mesmo em mãos erradas.
Além disso, um novo recurso de bloqueio offline será introduzido. Este recurso entra em ação se o telefone for colocado em modo offline por um tempo predeterminado, bloqueando-o automaticamente e prevenindo o uso não autorizado.
Para facilitar ainda mais a segurança, o Google está simplificando o processo de bloqueio remoto de dispositivos. Anteriormente, os usuários precisavam fazer login no serviço Encontre Meu Dispositivo, mas agora será possível bloquear o telefone usando apenas o número de telefone e um prompt de segurança, tornando o processo mais rápido e intuitivo em situações de emergência.
A detecção de roubo é apenas uma das muitas inovações apresentadas pelo Google na conferência I/O deste ano. A empresa também anunciou melhorias na IA do mecanismo de busca e o lançamento do Veo, um modelo generativo de IA para texto e vídeo, ampliando as capacidades tecnológicas de seus produtos.
Com essas novas medidas, o Google reafirma seu compromisso com a segurança e a inovação, proporcionando aos usuários de Android uma experiência mais segura e confiável.