Industria 4.0

Industria 4.0

Serei substituído por uma IA no trabalho?

Não há uma resposta correta quanto o assunto é avanço tecnológico, mas podemos pensar em alguns pontos e usar a tecnologia como uma ferramenta de crescimento e não uma concorrente.

Geiza Lobato

21 de jun. de 2024

4 min

Serei substituído por uma IA no trabalho? Photo by:

Posso ser substituído por uma IA?

Sim, e não! … podemos dizer um grande “DEPENDE DA SUA ÁREA”!

A inteligência artificial (IA) está transformando o mundo do trabalho de maneira irreversível, escalável e impetuosa. A cada dia, novas tecnologias surgem e transformam nossos dias, prometendo otimizar processos do dia a dia, aumentar a eficiência e, inevitavelmente, acabar ou substituir algumas funções humanas, não só como trabalho braçal mas também posições estratégicas. 

Mas será que todos estamos fadados a sermos substituídos por máquinas? A resposta não é tão simples e a verdade nunca está escrita em preto e branco. A grande oportunidade que precisamos enxergar nesse avanço todo é entender e explorar como podemos nos adaptar e prosperar nesse novo cenário tecnológico emergente.

O que posso te dizer com toda certeza é que profissões nasceram e morreram pelo avanço tecnológico durante toda a história da civilização humana.

Você sabia que existia uma profissão para iluminar a cidade manualmente antes de existir a iluminação elétrica? Pois bem! Este era o trabalho do “Acendedor de lampiões” nas vias públicas, as ruas eram iluminadas por lampiões, que eram acesos e apagados manualmente por esses trabalhadores. E já ouviu falar dos despertadores humanos? eram pessoas pagas para atirar pedras e cutucar as janelas das pessoas para acordá-las cedo. Os despertadores humanos eram populares entre o século XVIII e XV, durante a Revolução Industrial. Isso porque com a nova rotina de empregos as pessoas não podiam perder a hora. Assim, esses profissionais eram responsáveis por acordar as pessoas para que comparecessem aos seus empregos e compromissos no horário. Consegue imaginar algo assim hoje em dia? São exemplos de profissões que eram extremamente necessárias no passado, em um mundo com pouca tecnologia, mas que hoje são extintas justamente por não fazerem mais sentido em um mundo repleto de tecnologias avançadas. 


A Revolução da IA no Mercado de Trabalho

A IA não é apenas uma tendência passageira; ela está aqui para ficar e transformar a maneira como trabalhamos. Desde algoritmos que analisam grandes volumes de dados até robôs que realizam tarefas repetitivas, a IA está se infiltrando em diversas áreas. No entanto, em vez de temer essa mudança, devemos nos preparar para ela.

Como Aproveitar o Avanço da Tecnologia e o uso de IA profissionalmente

Educação Contínua: A aprendizagem ao longo da vida é essencial. Cursos online, workshops e certificações em áreas relacionadas à tecnologia podem ser um diferencial.

Alguns exemplos:

  • Coursera: utiliza algoritmos para recomendar cursos e trilhas de aprendizado.

  • Udemy: oferece sugestões de cursos com base no seu histórico de aprendizado.

  • LinkedIn Learning: personaliza recomendações de cursos com base no seu perfil profissional e nas habilidades que você deseja desenvolver.


Desenvolvimento de Soft Skills: Habilidades como criatividade, empatia, pensamento crítico e comunicação são difíceis de serem replicadas por máquinas.

Alguns exemplos:

  • MentorCruise: utiliza algoritmos para combinar você com mentores que atendem às suas necessidades específicas.

  • Shapr: uma plataforma de networking que usa IA para sugerir conexões profissionais relevantes

Adaptação e Rotinas: A IA pode ajudar a otimizar sua produtividade e gestão de tempo, permitindo que você se concentre mais no aprendizado e desenvolvimento de habilidades. 

Exemplos incluem:

  • Todoist: utiliza IA para priorizar suas tarefas e sugerir prazos.

  • RescueTime: analisa como você gasta seu tempo e oferece insights para melhorar sua produtividade.

  • Adapta: uma plataforma que reúne algumas IAs inclusive o ChatGPT4 para te ajudar a elaborar estratégias de rotinas mais produtivas além de revisar conteúdos. 


Colaboração com a IA: Em vez de ver a IA como uma ameaça, enxergue-a como uma aliada que pode potencializar seu trabalho, como utilizá-la para realizar planejamentos de rotina, pautas de trabalho, planejamentos estratégicos de otimização de rotina e até mesmo para corrigir seus trabalhos para garantir que não hajam erros humanos no processo de edição.

Profissões que mais sofrem impacto da IA atualmente:

  • Tecnologia da Informação: desenvolvedores de software, analistas de dados e especialistas em cibersegurança.

  • Saúde: diagnóstico por imagem, análise de dados médicos e robótica cirúrgica.

  • Finanças: análise de crédito, gestão de investimentos e consultoria financeira.

  • Logística e Transporte: gestão de frotas, otimização de rotas e veículos autônomos.

  • Atendimento ao Cliente: chatbots, assistentes virtuais e análise de comportamento do consumidor.

  • Manufatura: automação de linhas de produção, manutenção preditiva e controle de qualidade.

Em suma, a inteligência artificial está remodelando o mercado de trabalho, processos e os costumes organizacionais, mas isso não significa que estamos condenados a sermos substituídos. 

Com a abordagem certa e entendimento das oportunidades que nos esperam, podemos usar a IA a nosso favor como uma ferramenta evolutiva, aprimorando nossas habilidades e nos tornando profissionais ainda mais valiosos, velozes e completos.

A chave dessa evolução é a adaptação e a disposição para aprender continuamente, não sendo totalmente dependente do uso da IA, mas a utilizando como uma extensão do saber. Afinal, a tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas o verdadeiro diferencial está na capacidade humana de inovar e se reinventar, além de adaptar-se às mudanças que o mundo nos propõe.



Quer estar por dentro de mais dicas frescas como essas semanalmente? Faça parte de nosso grupo de alunos sedentos por desenvolvimento aqui na Projetistas Academy e faça parte da melhor plataforma de estudos digital do momento. 









0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.

Share this article

Related Articles

Related Articles

Related Articles